VisiCalc, a mãe das planilhas

terça-feira, 27 de abril de 2010


VisiCalc, completa 30 verões.


Não é de hoje que o “homo sapiens” quebra a cabeça para por em ordem suas contas, uma forma mais recente de se programar é usando as velhas planilhas do Excel. O que talvez não lembremos é que a VisiCalc, a primeira planilha eletrônica a ser usada em computadores pessoais, completa este ano 30 verões, invernos e primaveras, de lá para cá, as planilhas só prosperaram, embora nem sempre se possa dizer o mesmo de seus usuários.

VisiCalc em modo MS-DOS

A VisiCalc foi criada pelos engenheiros eletrônicos americanos Dan Bricklin e Bob Frankston para o Apple II em 1979. O programa de cálculos foi uma descoberta, já que na época a tecnologia dos computadores pessoais tinha pouco espaço de armazenamento para bancos de dados parrudos, e a VisiCalc não precisava de nada muito luxuoso. Ao mesmo tempo no ano de 1979 na Carolina do Norte, Tom Truscott, Jim Ellis e Steve Bellovin criaram a Usenet ( UNIX User Network ) também utilizando o UUCP. Nessa rede as mensagens, ou artigos, estavam separadas em assuntos de interesse. Cada grupo foi chamado de "newsgroup". Na Universidade de Essex, Richard Bartle e Roy Trubshaw lançaram o primeiro MUD, que misturava RPG, "Role Playing Game" com um canal de conversa em tempo real. Paralelamente, o processador de textos Wordstar para computadores pessoais era lançado pela "Micropro" (depois denominada "Wordstar International"). Paul Lutus criou o Apple Writer.
Dan Bricklin e Bob Frankston, criadores do VisiCalc 

A planilha eletrônica é apontada como a grande motivo de o PC passar a ser visto como uma boa ferramenta para empresas - tanto que teria levado a IBM a investir no seu PC, que mudou a história da tecnologia. Curiosamente, a VisiCalc não foi patenteada - então o software não era alvo das brigas de foice que hoje ocorrem - de modo que quando surgiram concorrentes como o Microsoft Excel, que popularizou de vez esse tipo de programa, ninguém precisou pagar direitos autorais a seus criadores. Hoje, há planilhas para todos os gostos, como a open-source Calc, da suíte BrOffice.
A VisiCalc foi criada para o Apple II

Visicalc foi provavelmente a aplicação que fez com que computadores pessoais deixassem de ser um hobby e passassem a ser considerados como uma ferramenta de negócios.

Também é possível associar a criação do Visicalc e o subsequente estrondo de vendas do Apple II (que torna o computador pessoal algo que pode ser vendido a empresas) um dos grandes motivadores para a entrada da IBM nesse mercado.

Planilhas Lotus 123 e Excel 2007, sucessoras da VisiCalc

Visicalc influenciou fortemente o programa Lotus123 (que unificava uma planilha, um banco de dados e um programa de dados), e Excel. Tirando as características de interface muito mais avançadas, a interface básica (linhas, colunas, barra de comandos, célula atual iluminada, etc…) do Visicalc pode ser encontrada no Excel.